Anunciante

sexta-feira, 6 de março de 2015

Crônica: O OVO E A GALINHA

PAULO MONTEIRO DOS SANTOS[1]


A muito que está incrível pergunta filosófica permeia a cabeça de nós pensadores e estudantes dos séculos XX e XXI. A final de contas “quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?”
Bem, não me sinto no deve, e nem que quisesse poderia responder pergunta tão complexa, apesar de a resposta parecer simples de se dizer. Mas darei minhas contribuições empíricas sobre está questão paradoxal no que se refere a problemas metafísicos e científicos tão profundos em nossas escolas e academias.
Para começar devemos levar em consideração teorias cientificas, teológicas, e principalmente filosóficas. Os termos que usarei aqui, será apenas para deixar minhas idéias mais claras para quem irá ler, se é que alguém vai ler este texto. Digamos que sim, alguém irá ler este texto, então peço aos meus ilustres leitores que não se assustem.
Bem, alguns amigos meus dizem que o ovo veio primeiro, sendo que boa parte de meus outros amigos crêem que a galinha é que veio primeiro. Se Deus colocou a galinha lá pra ela ter o bendito do ovo, nunca saberemos se realmente Ele colocou lá, por isso acho que não devemos ter a absolta certeza de alguma coisa. Penso que a “teoria do ovo” seja bem mais cientifica do que a teoria “teológica da galinha”, Porque?
O que é o ovo? – e quando pergunto isso, falo do ser anatômico e “fisiogêneco” ( não sei de está palavra existe, por isso estou destacando-a) do ser-ovo, e conseguintemente, do ser-galinha.
O ovo é uma célula. O que é a galinha? A galinha é um composto orgânico estruturado em tecidos celulares, logo ela é formada por estes tecidos celulares. E o que são estes tecidos celulares? “É um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si.” (Wikipédia, 2012) Logo temos a idéia que a galinha é uma amontoado de células, e para se ter este amontoado teve que ter a primeira célula, e quem seria está primeira célula? O ovo.
O que meu amigo de cabeceira, o grande filósofo da Grécia antiga, Aristóteles, diria disso, com sua “teoria da espontaneidade.” Acho que ficaria atônito, pois o Sr. Aristóteles não saberia dizer o que de fato é uma célula. Mas devemos levar em conta que faltavam-lhe recursos para poder dizer o que seria uma célula.
Mas alguns amigos meus defende um terceiro sujeito que vem antes, tanto da galinha, quanto do ovo. Quem seria? Sim meus amigos, ele mesmo, o galo, obvio.
Eu particularmente defendo a idéia de  Walter Gilbert, físico e químico americano, que em 1986 trás o RNA com o principal evento químico gerado nos seres vivos capas de proporcionar a vida, Logo podemos dizer que, primeiro não veio nem o ovo, nem a galinha, nem o galo, se quer o DNA, mas sim o RNA.
Mas obvio que não se pode ter uma determinada idéia da origem correta da “Gallus gallus domesticus” - nome cientifico da galinha - (TODA BIOLOGIA.COM, 2012), já que dizer que ela parte do RNA, seria tornar isso uma verdade absoluta, o que para a ciência está tese seria correta, mas para o empirismo seria correto afirma a origem da Gallus gallus domesticus, parti da “teoria da galinha”, ou seja, a galinha veio primeiro.
Estas são duas verdades absolutas. Se uma é falsa e a outra é verdadeira nunca saberemos. Para mim, que sou o mais imbecis de todos os observadores destas questões filosóficas, não se labuta na filosofia com verdades absolutas, mas relativas.
Logo pergunto a vocês meus caros amigos, quem veio primeiro: o ovo, a galinha, o galo, ou o RNA?




[1] Graduado em Letras Vernáculas - UNEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário